Psicologia das cores: o que é e pra que serve?
Você já percebeu que as cores têm o poder de influenciar diretamente o psicológico das pessoas? Isso acontece em decorrência da psicologia das cores, ou seja, o cérebro identifica os tons e os transforma em sensações ou emoções.
Portanto, para te ajudar, preparamos um conteúdo completo sobre a psicologia das cores. Após a leitura, escolha os tons e aplique em casa.
O surgimento da psicologia das cores
De acordo com pesquisadores, o filósofo Aristóteles foi o primeiro a iniciar o debate. No entanto, foi Isaac Newton que descobriu que a luz branca se dividia em várias cores ao passar por um prisma.
Contudo, foi o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe que compartilhou, pela primeira vez, que as cores mexem com a percepção e o emocional do ser humano. Inclusive, Goethe lançou um livro sobre o assunto, concluindo que a percepção das cores e tons é subjetiva enquanto seus efeitos são universais.
Os sentimentos causados pelas cores
De acordo com estudos, a psicologia das cores desperta oito emoções primárias no indivíduo. São elas: aceitação, alegria, curiosidade, medo, nojo, raiva, surpresa e tristeza.
Nesse sentido, cada sentimento é provocado por uma cor. Segundo pesquisas, as cores quentes transmitem energia e entusiasmo. Já as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, calma e profissionalismo.
As cores e seus significados
Amarelo
O tom quente ajuda na aprendizagem, já que faz a mente expandir e ajudar na facilidade para a compreensão. Além disso, a cor ajuda na criatividade.
Azul
Assim como o mar, o azul traz ótimas sensações, como responsabilidade, simpatia, confiança e relaxamento.
Branco
Na psicologia das cores, o branco é considerado uma cor pura, já que ao ser misturada com outras cores, iluminam a vida. Dessa maneira, o tom transmite tranquilidade, paz e organização.
Laranja
Responsável pela alegria, entusiasmo, segurança e confiança. No entanto, quando é usado em excesso, pode causar desamparo e insegurança em quem está na sala.
Preto
É a cor da elegância! Assim como do mistério e da sofisticação. Nesse sentido, combine com cores mais vivas para obter o equilíbrio necessário.
Vermelho
Intensa e quente, o vermelho estimula o corpo humano. Dessa maneira, a cor ajuda a combater a falta de energia e diminui o estresse.
Fique por dentro do mundo das cores
Com o objetivo de te auxiliar durante as obras, a Bela Tintas compartilha semanalmente conteúdos para você se inspirar e colocar em prática. Portanto, acompanhe nosso blog e não perca nenhuma atualização!