• Abr
    10
    2015
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Qual a Diferença entre Tinta Látex e Acrílica?

    Share Button

    Hoje muitas pessoas na hora de compra tinta não sabem a diferença entre tinta látex e tinta acrílica.

    “É a mesma coisa?”

    “O pintor falou para mim comprar Látex acrílico.”

    “O que é melhor látex ou acrílico?”

    Diversas dúvidas que dificultam na hora de comprar.

    Mas vamos lá hora de saber qual é melhor!

    Vantagens e desvantagens.

    Tinta Látex

    Látex PVA, esse nome é devido a substância usada nesse produto(Acetato de Polivinila). Produto que é diluído com água, assim facilitando a vida de quem for realizar a pintura. Esse fator também facilita muito caso a tinta espirre e seja necessário limpar, um pano úmido já resolve.

    O acabamento em látex PVA é adequado para a parte interna das residências, que podem ser limpas apenas com um pano úmido. O acabamento desse tipo de tinta é muito bom, assim como seu recobrimento da camada anterior de pintura (se ela existir). Seca rapidamente, e o odor típico de pintura é mínimo.

    Porém, o produto não é adequado para áreas molhadas ou que possam receber chuva, e para recobrimentos de acabamento em alto brilho, como um corrimão, por exemplo; as superfícies pintadas com látex PVA também são mais difíceis de limpar. (Fonte: Uol)

    Veja alguns exemplos de Tinta Látex.

    Tinta Suvinil A Clássica Maxx Fosco - Cores - 18LTinta Suvinil A Clássica Maxx Fosco - Cores - 3,6L

    Tinta Acrílica

    A tinta acrílica, de forma geral, tem aspecto muito similar ao do látex,  também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença é que sua fórmula contém resinas acrílicas, o que proporciona ao produto alta impermeabilidade uma vez aplicado, tornando-o especialmente eficaz para pinturas externas.

    Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como na cozinha e lavabo. As tintas acrílicas podem ser lavadas, ao contrário do látex, que deve ser limpo apenas com pano úmido.

    O acabamento tende a ser mais brilhante que o do látex, ainda que exista a versão fosca: portanto, preste atenção ao comprar para garantir o tipo de acabamento final que deseja. Outro fator importante é o custo. A tinta acrílica tenderá a ser mais cara que a látex, então cuidado com a especificação. (Fonte: Uol)

    Agora a escolha é sua. Cada Tipo tem suas vantagens e desvantagens.

    Na hora de pintar escolher a tinta e a cor são essenciais, por isso escolha bem. Temos as melhores marcas do mercado para você escolhe.

    Para ajudar mais algumas dicas de decoração:

    houzz_1

    Fonte: Houzz

     

    houzz_2

     

    Fonte: Houzz

    houzz_3

     

    Fonte: Houzz

    Share Button