• Qual a Diferença entre Tinta Látex e Acrílica?
    Abr
    10
    2015
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Qual a diferença entre tinta látex e acrílica?

    Share Button

    Na hora de comprar tinta, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a diferença entre tinta látex e tinta acrílica. Assim sendo, são normais algumas perguntas como:

    “É a mesma coisa?”

    “O pintor falou para comprar Látex acrílico.”

    “O que é melhor látex ou acrílico?”

    A princípio, pode ser um pouco complicado mesmo. Mas não se preocupe. A seguir, vamos explicar qual a diferença entra as duas.

    Vantagens e desvantagens

    Tinta Látex

    A tinta látex PVA recebe esse nome graças à substância usada no produto: o Acetato de Polivinila. Ela é diluída com água, facilitando a vida de quem for realizar a pintura. Além disso, caso a tinta espirre e seja necessário limpar, um pano úmido já resolve o problema.

    Portanto, o acabamento em látex PVA é adequado também para a parte interna das residências, pois torna o momento da limpeza mais rápido e prático. Tanto o acabamento desse tipo de tinta quanto o recobrimento da anterior anterior é satisfatório. Entre os benefícios estão a secagem rápida e odor mínimo. 

    Contudo é um produto não adequado para áreas molhadas ou que possam receber chuva. O mesmo vale para recobrimentos de acabamento em alto brilho como um corrimão.

    Tinta Acrílica

    D forma geral, a tinta acrílica possui aspecto parecido com a tinta látex. Ou seja, ela também é solúvel em água e possui tempo de secagem rápido. A diferença fica por conta da fórmula, que, neste caso, contém resinas acrílicas. São elas que proporcionam ao produto alta impermeabilidade depois de aplicado. Por isso é uma tinta especialmente recomendada para pinturas externas.

    Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas como cozinha e lavabo. Sendo assim, ao contrário da tinta látex, elas podem ser lavadas.

    O acabamento tende a ser mais brilhante que o do látex, embora exista a versão fosca. Portanto, tenha em mente o tipo de acabamento final que deseja no momento da compra. Outro fator importante é o custo. A tinta acrílica tende a ser mais cara que a látex. Logo, cuidado com a especificação. 

    Dicas de decoração

    Qual a Diferença entre Tinta Látex e Acrílica?
    Ideia para quarto clássico. Fonte: Houzz
    Qual a Diferença entre Tinta Látex e Acrílica?
    Um quarto mais moderno. Fonte: Houzz
    Qual a Diferença entre Tinta Látex e Acrílica?
    Tons neutros transmitem elegância. Fonte: Houzz

    Agora a escolha é sua

    Percebeu que cada tinta tem suas vantagens e desvantagens, não é mesmo? Dessa forma, quanto mais informado você estiver na hora da compra, melhor. Você pode continuar acompanhando o blog da Bela Tintas para isso. E também seguir a nossa loja nas redes sociais. Temos as melhores marcas do mercado para você renovar o seu espaço sem erros. 

    Fonte: Casa e Imóveis – Portal UOL Estilo

    Share Button