• Cera ou selante? Qual é o melhor para pintura automotiva
    Abr
    25
    2022
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Cera ou selante? Qual é o melhor para pintura automotiva

    Share Button

    Todo mundo sabe que uma parte que contribui, e muito, para a valorização do carro é a pintura. Tanto a cera quanto o selante são responsáveis por dar aquele brilho impecável a ela e deixar o veículo com cara de recém saído da loja. Porém, a função de ambos vai muito além da estética, servindo também para proteger a pintura, desde que aliada a outros cuidados essenciais para isso. 

    Lendo assim até parece que cera e selante são a mesma coisa, certo? Errado! E nós vamos explicar o porquê.

    A primeira coisa que você precisa saber é que, sim, elas protegem a pintura dos raios UV, umidade, altas temperaturas, oxidação, erosão mecânica e outras ações do tempo. As principais diferenças estão na composição e na durabilidade. 

    Cera ou selante?

    As ceras são a opção mais fácil para iniciantes. Desde que a pintura esteja limpa, basta aplicar camadas finas e uniformes. Derivadas de ingredientes naturais, produzem um brilho que realça as cores do veículo. As de carnaúba são as mais comuns do mercado. Duram de 6 a 8 semanas, dependendo das condições e quantidade de lavagens. 

    Já os selantes são totalmente sintéticos. Eles foram quimicamente projetados com a mistura de derivados de petróleo, polímeros e resinas para alcançar  proteção duradoura à cor do carro. Os selantes de pintura normalmente duram de 4 a 6 meses – até um ano, dependendo das condições. Um selante normalmente deixa a pintura com um brilho mais reflexivo, ideal para carros brancos e prateados. Em cores mais escuras, o resultado pode não atingir o mesmo nível da aplicação com cera de carnaúba, por exemplo. 

    Como escolher?

    Via de regra, se a lavagem é feita apenas uma vez por mês (ou menos) e se o carro fica exposto ao ar livre, não dá pra fazer milagre. Qualquer produto que você passe no carro terá o mínimo de sua vida útil. Mas se você lavar o carro uma vez por semana com os elementos e técnicas certas e armazená-lo em garagens ou pelo menos na sombra, certamente a longevidade dos produtos será maior. 

    Precisando de cera ou selante? Aqui na Bela Tintas você tem à sua disposição diversas opções e ótimos preços. Esperamos que tenha gostado do nosso texto. Se ficou com dúvida, deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time pelo WhatsApp. Por lá você também consegue fazer orçamentos e ficar por dentro das promoções que estão rolando. Aguardamos o seu contato! 

    Share Button