• Três dicas preciosas para pintura em metais
    Jun
    22
    2021
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Três dicas preciosas para pintura em metais

    Share Button

    A pintura em metais permite dar uma nova cara a essas superfícies, mas também protegê-las. Sendo assim, é altamente recomendável pois é a melhor forma de conseguir a proteção e a manutenção adequadas. 

    Mas antes é preciso entender as diferenças entre as superfícies de metal. O ferro e as suas ligas (aço, ferro fundido) são sólidos e têm um preço mais acessível, porém acabam enferrujando com o tempo, o que provoca a deterioração das peças. Já os metais galvanizados (chapa galvanizada, zinco, alumínio) passam por um tratamento chamado de galvanização. Nele, forma-se uma camada de zinco, responsável por diminuir o processo de corrosão. Portanto, duram mais, tendem a não enferrujar, mas também têm um preço um pouco maior. 

    Lembre-se de que pintar uma superfície metálica, seja ela interna ou externa, é um processo diferente de pintar uma parede ou madeira, por exemplo. Isso porque, como etapa anterior à aplicação da tinta, é necessário preparar previamente a superfície do metal, lixando para remover a tinta e aplicando uma demão de primer. Além disso, o tipo de tinta para metais também pode ser diferente daquele usado para outras superfícies.

    Como conseguir sucesso na pintura de metais

    Fique atento ao processo de preparação

    O sucesso do seu trabalho vai depender da preparação que você tem com a superfície metálica. Portanto, nunca aplique tinta em uma área que esteja suja, em mau estado ou deteriorada sem antes tomar os devidos cuidados. Lixe toda a superfície, prestando maior atenção aos cantos ou fissuras. Deixe todo o espaço uniforme, caso contrário, a cor ou o brilho da camada logo irão descascar. Caso possua parafusos ou porcas, eles devem ser lixados manualmente. 

    Se você não detectar a ferrugem nos metais, é porque contêm graxa. Neste caso, retire a graxa com um desengraxante para que, na hora da pintura, a tinta tenha a correta aderência. Após a aplicação do desengordurante, limpe bem com um pano, para que não fique nenhum resíduo.

    Aplique um produto anticorrosivo

    Uma vez que toda a ferrugem foi removida e a superfície limpa, o próximo passo é aplicar um primer anticorrosivo adequado ao metal que será pintado. A função dele é proteger superfícies metálicas tanto internas quanto externas. Como o metal é propenso a enferrujar, com a aplicação correta do fundo para cada superfície, ele ficará menos vulnerável às ações do tempo. O mais conhecido nesses casos é o zarcão, um produto que protege e previne problemas de ferrugem em paredes ou substâncias metálicas. Geralmente, a secagem varia de 4 a 24 horas.

    Outra boa escolha é o fundo para galvanizado. Ele promove a aderência sobre as superfícies de aço galvanizado, chapas zincadas e muitos outros. Além disso, o acabamento é fosco e, apesar da secagem para o toque geralmente ocorrer após 2 horas, é preciso esperar 24 horas para a secagem final.

    Utilize esmalte sintético

    O esmalte sintético é uma das melhores opções para pintar ferro, alumínio e demais tipos de superfícies metálicas. Inegavelmente possui grande resistência à perda de cor e ótima aderência. Sendo assim, pode ser aplicado em ambientes internos e externos, tendo vários tipos de acabamentos e cores disponíveis.

    Escolha bem o dia e horário para a pintura em metais

    Não aplique os produtos com temperaturas inferiores a 10ºC ou superiores a 30ºC, nem com umidade acima de 80%. É aconselhável evitar o horário próximo ao meio-dia. Sendo assim, a melhor hora para iniciar a pintura é no início da manhã, ou antes do final da tarde. 

    Faça o trabalho em locais com boa circulação de ar. Quando os produtos forem aplicados à pistola, lembre-se de sempre utilizar máscara.

    Nossa seleção de produtos

    A Bela Tintas tem ótimos produtos para pintura em metais. A zarcão coralit, da Coral, possui também grande poder de cobertura, rendimento e alastramento e o seu acabamento é fosco.

    A Suvinil conta em sua linha com um esmalte sintético contra ferrugem 3 em 1 que pode ser aplicado diretamente nas partes enferrujadas. Funciona como um anticorrosivo de alta aderência e dá acabamento à peça de metal. Além disso, também estão disponíveis o Suvinil Cor e Proteção e o Suvinil Seca Rápido. Outra marca anticorrosiva que também pinta a superfície é a Hammerite. O esmalte sintético não necessita de fundo prévio e possui um grande poder de cobertura e rendimento. 

    Consulte o nosso site e conheça todas as opções disponíveis. Para tirar dúvidas, entre em contato com o nosso time. Você pode receber o seu pedido no mesmo dia com a nossa entrega full. Consulte as condições e aproveite!

    Share Button