Drywall: o que é e um guia para aplicação
Você já pensou em ter uma casa com drywall? Nos últimos anos, essa tecnologia revolucionou o setor da construção civil. Sendo assim, as placas são indicadas para a construção de forros, paredes, revestimentos e mobília fixa nas residências.
Inventado no início do século XX nos Estados Unidos, o material surgiu com o objetivo de facilitar e agilizar os processos, pois é uma alternativa para vedações convencionais, como paredes e tetos. Além disso, o drywall traz diversas vantagens para o cômodo que foi aplicado.
Com o intuito de te auxiliar sobre o assunto, compartilharemos, a seguir, todas as informações sobre o drywall.
O que é drywall?
O drywall une placas de gesso acartonado, encapado com papelão ou fibra de vidro que pode ser fixada em estruturas de aço. Sua aplicação é rápida, pois não envolve o uso de argamassa ou outros produtos para obra.
Além disso, o material traz diversos benefícios aos moradores, já que sua técnica é simples, podendo desmontar e reciclar as peças quando quiser. Portanto, não acontece o desperdício e, consequentemente, não prejudica o meio ambiente.
Os tipos de drywall
Resistente à umidade – RU
Conhecido como drywall verde, é perfeito para áreas úmidas, ou seja, banheiros, cozinha e áreas de serviço. Nesse sentido, sua composição possui componentes que previnem a presença de fungos, além de proteger o material da umidade.
Drywall rosa (RF)
Este tipo possui em sua composição fibra de vidro. Portanto, o produto é recomendado para áreas quentes, ou seja, saída de emergência e ambientes que possam ter risco de incêndio.
Placa standard (ST)
Ela é a tradicional chapa branca ou cinza, aplicada para uso geral em áreas secas.
Benefícios
- Manutenção rápida e ágil;
- Flexibilidade de layout;
- Aproveitamento completo do espaço;
- Resistência à umidade e ao fogo.
Guia para aplicar o drywall
Teto
Primeiramente, faça a marcação, de acordo com o tamanho do produto. Em seguida, determine corretamente a posição, isto é, suspenda a primeira peça para você ter uma ideia do posicionamento. Pregue as placas com uma furadeira. Por fim, instale os soquetes de lâmpadas.
Parede
Após a marcação nas paredes e nos pontos de hidráulica e elétrica, instale corretamente as guias e montantes. Coloque as chapas de drywall e, em seguida, passe a fiação e os tubos. Finalize com massa de rejunte.
Tinta para drywall
Para garantir a manutenção, é possível pintar as peças com tintas adequadas, ou seja, para drywall. Dessa maneira, para pintar o local é indicado usar rolo de lã de pelos médios e curtos. O número de demãos varia de acordo com a superfície.
Precisando de utensílios para reformar a casa?
Com mais de 70 unidades em São Paulo, a Bela Tintas trabalha com produtos de qualidade para transformar o seu lar. Nesse sentido, garanta a melhor opção de tinta para drywall em nossas lojas ou pelo site. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!