• EPIs são aliados para segurança no trabalho
    Out
    24
    2017
    POSTADO POR Bela_Tintas

    EPIs são aliados para segurança no trabalho

    Share Button

    O uso de EPIs – Equipamento de Proteção Individual – é essencial para todas as profissões que oferecem risco físico ou a saúde do trabalhador

    A correta utilização desses equipamentos é o que vai garantir que o funcionário estará seguro durante sua jornada de trabalho. Além disso, é os EPIs também são benéficos para as empresas, já que podem ter a tranquilidade de oferecer um ambiente mais seguro. Portanto, ambos saem ganhando tanto em melhoria nas condições trabalhistas quanto na segurança dos espaços.

    Como conscientizar os funcionários?

    De fato, os equipamentos podem evitar danos permanentes na saúde do empregado. Contudo, ainda é comum encontrar funcionários que preferem contar apenas com a sorte, ou que encaram o uso dos EPIs como algo desnecessário. Logo, é preciso conscientizá-los com treinamentos que mostrem os equipamentos como ferramentas de auxilio na proteção individual.

    Além de evitar ou minimizar acidentes de trabalho, eles também protegem os funcionários de doenças “ocupacionais”, que se desenvolvem diante de certas atividades. Vale lembrar que acidentes e doenças de trabalho são as principais causas de afastamento do empregado. Dessa forma, são muitos motivos para não deixar de usar os EPIs.

    Para determinar qual e quais equipamentos de segurança cada setor deve usar, a empresa deve realizar um estudo dos possíveis riscos e acidentes de cada área.

    Os EPIs mais utilizados

    Bota

    As botas de segurança são feitas de materiais específicos que possuem qualidades consistentes para proteger o indivíduo de: produtos, soluções, movimentação de cargas pesadas, entre outros. Além disso, proporcionam conforto na execução de tarefas. Esses calçados são antiderrapantes e isolantes, fornecem suporte para cargas pesadas e possuem biqueira de segurança com maior resistência.

    Sendo assim,a principal função das botas de segurança é o cuidado do funcionário exposto a determinadas condições que exigem o uso desse calçado. Além de prevenir acidentes ao pisar em superfícies de risco, também servem de apoio.

    Luva

    Dependendo dos riscos listados, existem diferentes tipos de luvas de proteção, seja para proteger contra um risco específico ou para uma combinação deles. Elas devem proteger de riscos físicos, mecânicos, biológicos e químicos. Ao mesmo tempo, os tamanhos das luvas variam entre 6 e 11 e não devem ficar sobrando nos dedos, tampouco apertadas ou esticadas demais.

    Kit respirador

    Os respiradores reutilizáveis são peças semifaciais o que promovem conforto e segurança ao usuário e também uma ótima relação custo/benefício. Em suma, podem ser encontrados em duas versões: tirantes normal ou deslizante, ambos em três tamanhos, proporcionando uma melhor vedação e eficiência do respirador.

    Protetores de ouvido

    Os protetores auriculares ou tampões protegem os ouvidos da estridência típica do ambiente de construção e reformas em geral.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde , expor regularmente o ouvido a níveis elevados de ruído (superiores a 85 decibéis) pode causar deficiência auditiva ou perda auditiva progressiva. Portanto o uso desses protetores é obrigatório para as pessoas que trabalhem neste contexto.

    Garanta EPIs aqui na Bela Tintas

    Lembre-se: segurança em primeiro lugar sempre! E para comprar EPIs com o melhor preço do mercado, você pode entrar no nosso site. Lá você encontra diversos produtos que vão fazer a diferença na rotina profissional dos funcionários e também da empresa. Estamos te esperando!

    Share Button