• Estruturas metálicas exigem preparação antes da pintura?
    Dez
    14
    2021
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Estruturas metálicas exigem preparação antes da pintura?

    Share Button

    A preparação de estruturas metálicas é essencial antes de aplicar um revestimento. Sendo assim, podemos dizer que o desempenho e a durabilidade de qualquer tinta podem ser significativamente afetados caso essa etapa não seja feita corretamente. A médio e longo prazo, isso se traduz em custos de manutenção reduzidos.

    A pintura industrial necessita não só de uma equipe de profissionais bem preparada. É preciso também seguir regras e procedimentos para resultados de alta durabilidade e qualidade. Principalmente em áreas expostas a situações específicas como altas temperaturas ou com uso de material químico.

    A importância da preparação das estruturas metálicas

    Muito da correta manutenção da pintura de estruturas metálicas e sua durabilidade dependem da preparação da superfície. Isso vai garantir que o material escolhido para pintar tenha uma melhor aderência, alcançando o resultado final satisfatório. Mas para tanto, é preciso levar em consideração o tipo de tinta e o ambiente onde a estrutura se encontra. 

    Dessa forma, o preparo da superfície busca eliminar o acúmulo de sujeira, graxa, poeira e qualquer outro agente que possa contaminar o espaço e afetar o processo de pintura. Além disso, é preciso eliminar a ferrugem antes da aplicação da tinta, sempre levando em consideração o tipo de material metálico e as melhores soluções para seu preparo.

    O grau de ferrugem ou oxidação é de extrema importância

    É igualmente importante saber o padrão que devemos cumprir e o grau de sujeira na peça original antes de receber a tinta. Confira abaixo:

    • Grau A: superfície de aço intacta e com pouca ou nenhuma corrosão;
    • Grau B: superfície com o princípio da corrosão e oxidação residual e na qual a camada de laminação começa a descascar; 
    • Grau C: superfície na qual a carepa de laminação foi removida pela corrosão ou pode ser retirada por meio de raspagem. Apresenta pequenos alvéolos;
    • Grau D: superfície com carepa de laminação totalmente removida pela corrosão, apresentando corrosão alveolar de severa intensidade.

    Melhores alternativas para limpar e preparar as estruturas

    Algumas das soluções incluem:

    • Jateamento abrasivo, que remove ferrugem, partículas e laminação do aço;
    • Jateamento comercial e leve, que após a aplicação requer limpeza para remoção das partículas remanescentes que não desapareceram;
    • Limpeza com solventes caso seja necessário apenas retocar a pintura;
    • Jateamento com água também se aplica nos casos em que se deseja apenas repintar.

    Precisa da ajuda de especialistas?

    Escolher o método certo para preparar a estrutura metálica e fazê-lo da maneira correta influenciará diretamente no resultado e na qualidade da pintura industrial. Por isso, na Bela Tintas você encontra uma equipe especializada nesse assunto para obter os resultados que espera. Entre agora em contato, tire suas dúvidas e descubra porque somos a opção ideal para o seu negócio.

    Share Button