• Quais são as etapas da pintura automotiva?
    Out
    24
    2022
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Quais são as etapas da pintura automotiva?

    Share Button

    Não chega a ser novidade, mas respeitar as etapas da pintura automotiva é fundamental para um bom resultado final. Além disso, a cor, juntamente com a pintura, são alguns dos principais atrativos em um veículo, seja para os colecionadores apaixonados, seja para os vendedores. Entretanto, conhecer cada detalhe é o que determinará que o resultado cumpra – ou melhor – supere as expectativas. 

    Por isso, hoje nossas dicas automotivas mostrarão todas as etapas da pintura automotiva!

    Conhecendo as etapas da pintura automotiva

    Identificação da área e remoção da pintura

    Antes de iniciar a pintura automotiva em si, é preciso identificar as áreas com danos como arranhões ou amassados. Isso pode ser feito com auxílio de materiais como a fita de crepe automotiva

    Em seguida, é preciso remover a pintura danificada com lixas especiais (maneira mecânica de remoção), ou com produtos químicos especiais (via química de remoção).

    Nivelamento preliminar

    Uma vez que a área danificada esteja devidamente lixada, garantindo a aderência da massa, é preciso retirar o excesso de pó e aplicar desengraxante.

    Depois, utilize o pano pega pó para eliminar todos os resíduos, assegurando que não haverá quaisquer contaminações ou intempéries.

    Aplicação da massa

    A massa será fundamental para nivelar a peça automotiva, corrigindo imperfeições e reduzindo custos.

    Nivelar a superfície 

    Use um taco rígido como base para a lixa, utilizando-a conforme o formato da peça com moderação.

    Mascaramento

    Isole todos os locais que não serão pintados com materiais como plástico ou papel.

    Aplicando o Primer PU 

    Agora você está próximo do momento de aplicar a nova pintura automotiva! Assim, aplique o Primer PU para viabilizar a pintura. Considere para isso sua catálise e diluição, disponíveis na embalagem. Além disso, é importante escolher e regular sua pistola, seu leque, pressão e vazão.

    Nessa etapa, é importante usar um controle de lixamento. Isso é, a aplicação de uma tinta poliéster escura que irá revelar eventuais defeitos na peça automotiva. Mas atenção: não utilize uma tinta da mesma cor da peça, ou elas vão se misturar e impossibilitar sua distinção. 

    Por fim, lixe o Primer PU.

    Tinta e verniz

    Isole novamente as áreas que não serão pintadas e desengraxe o local. Além disso, confira novamente a regulagem do leque e da pistola. Em seguida, aplique o verniz, que confere maior brilho e resistência à tinta.

    Polimento 

    O polimento elimina todas as eventuais irregularidades da pintura, corrigindo sua textura.

    Garanta tudo o que você precisa para pintura automotiva

    Gostou das nossas dicas de hoje? Então aqui vão algumas dicas extras da Bela Tintas.
    Confira nossa linha automotiva para ter em mãos os melhores produtos para seu carro e não deixe de solicitar um orçamento personalizado agora mesmo! Estamos te esperando.

    Share Button