• 3 erros para não cometer ao impermeabilizar a laje
    Jul
    29
    2021
    POSTADO POR Bela_Tintas

    3 erros para não cometer ao impermeabilizar a laje

    Share Button

    Quando se trata de residências e edifícios comerciais, impermeabilizar a laje é uma etapa de extrema importância. O objetivo é proteger a edificação ou eliminar os riscos relacionados aos principais agentes de deterioração das estruturas de uma construção: a umidade e a infiltração. Portanto, falhas nessa etapa podem causar prejuízos estéticos (manchas, revestimento descascado), financeiros (desvalorização da propriedade) e de segurança (oxidação das estruturas) e até mesmo de saúde (problemas respiratórios causados por mofo, entre outros).  

    Se você vai impermeabilizar uma laje, deve evitar determinados erros na aplicação do produto. Confira a seguir três deles.

    Más práticas ao impermeabilizar a laje

    Impermeabilização direta na laje

    Lajes de concreto “no osso (ainda sem regularização ou qualquer acabamento) possuem pequenas britas e trechos não bem-acabados. Isso é perfeitamente normal. Entretanto, quando se aplica o impermeabilizante direto nelas, falham podem aparecer. Portanto, uma maneira simples e fácil de solucionar esse problema é fazer um contrapiso. Sendo assim, a base se torna regular. É importante que ele tenha um bom caimento para impedir que a água forme poças quando for aos ralos.

    Não fazer teste de estanqueidade

    A fim de encontrar falhas na impermeabilização, realize o teste de estanqueidade de acordo com as normas da NBR 9574. De fato, essa é a maneira de garantir que a impermeabilização da laje está correta e que a edificação não terá problemas decorrentes da passagem de água no futuro.

    É preciso preparar a área impermeabilizada para receber uma quantidade de água compatível com a sua cota máxima, permanecendo nesta condição por 72 horas. Logo depois, uma análise deve ser feita para constatar se ocorreu baixa considerável no nível da água.  

    Não seguir as recomendações do fornecedor

    Cada impermeabilizante possui características e formas de aplicação distintas. Por melhor que seja o sistema impermeabilizante, de nada adianta se houver falhas na aplicação. Sendo assim, é importante respeitar as quantidades aplicadas e espessuras de cada camada. Lembre-se também de seguir o intervalo de tempo recomendado para a secagem entre demãos.

    Precisa impermeabilizar a laje? Vem pra Bela Tintas

    Para demais dicas na hora de impermeabilizar a laje, entre em contato com a nossa equipe. Eles são a sua fonte para tirar dúvidas sobre material, acessórios e aplicação. Temos produtos como o Veda Bem impermeabilizante para parede e lajes da Bellacor e a Manta Líquida Quartizolit. Além disso, você pode realizar sua compra diretamente no canal de atendimento e receber o pedido no mesmo dia com a nossa entrega full. Consulte as regiões de entrega e não perca mais tempo.

    Share Button