• Qual deve ser o intervalo entre cada demão de tinta?
    Fev
    16
    2022
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Qual deve ser o intervalo entre cada demão de tinta?

    Share Button

    O processo de pintar um cômodo ou lugar envolve grande ansiedade. Afinal, quem não deseja ver logo o resultado final? Portanto, é normal querer acelerar o intervalo entre cada demão de tinta. Mas saiba: essa é uma das formas mais óbvias de arruinar sua pintura. Se você não permitir um tempo de secagem adequado, a parede ficará irregular, com manchas visíveis, riscos e cores desiguais. E o pior: é até possível que a primeira camada descasque.

    Embora esperar algumas horas possa parecer uma eternidade, é essencial deixar a tinta aderir às paredes e secar um pouco antes de aplicar a demão. Tenha em mente que a tinta é feita principalmente de água e temos que esperar um tempo razoável para que ela seque perfeitamente antes de pintar novamente.

    O que significa demão?

    Demão é o mesmo que camada. Em tintas da linha imobiliária não se consegue aplicar uma única camada de tinta e a pintura ficar perfeita. Sendo assim, o recomendável é sempre aplicar pelo menos duas camadas para que pequenas imperfeições da primeira demão sejam corrigidas na segunda, alcançando assim uma ótima qualidade final.

    Índices de secagem da tinta

    São três os índices de tempo:

    • Ao toque: representa o tempo de secagem até que alguém possa tocar na tinta sem borrá-la;
    • Entre demãos: tempo necessário até poder aplicar uma nova camada de tinta;
    • Final: prazo para conferir o resultado, de fato.

    Mesmo que a tinta pareça seca ao toque, a camada mais profunda pode estar retendo umidade. Por isso, o tempo recomendável é: para o toque, de 1 a 3 horas; para as demãos, cerca de quatro horas e para o resultado final, também de quatro a oito horas. 

    Contudo, tenha em mente que o tempo de secagem pode variar de tinta para tinta. Dessa forma, é importante considerar as informações de cada fabricante.

    Condições meteorológicas podem interferir

    Em condições normais, isto é, sem chuva, umidade excessiva ou calor intenso, o período de tempo para repintura é de 6 horas em média. Caso esteja muito quente e o nível de umidade for muito baixo, esse tempo pode ser reduzido. Se, pelo contrário, for um dia chuvoso ou úmido, estiver muito frio ou for um dia quente, mas com alta umidade, o período de intervalo deve ser maior.

    Agora é só escolher suas tintas

    Em suma, não tenha pressa com a segunda mão. Por exemplo, se você vai pintar dois cômodos, primeiro pinte uma demão de ambas e depois volte para a segunda, esperando um tempo razoável, e assim não terá problemas de cobertura.

    E, claro, escolha tintas de qualidade. Aqui na Bela Tintas trabalhamos com as melhores marcas do mercado. Tintas, acessórios e produtos para você ficar satisfeito com a renovação dos ambientes. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e solicite um orçamento. Não espere mais! Estamos esperando a sua mensagem.

    Share Button