• Três dicas para manutenção da pintura industrial
    Fev
    10
    2022
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Três dicas para manutenção da pintura industrial

    Share Button

    Uma boa manutenção da pintura industrial cumpre funções que podem ser simples, como obter um aspecto esteticamente agradável, e complexas como resistir a diversas condições ambientais. Contudo, a principal delas é prolongar a vida útil desde que a tinta seja devidamente selecionada e aplicada.

    São três os pilares nas quais um bom trabalho de manutenção se baseia. O primeiro é a escolha correta do revestimento para as condições de serviço das instalações que precisam de pintura. O segundo é a preparação adequada da superfície para esse tipo de revestimento. E o terceiro é uma correta aplicação dos produtos. Esses aspectos visam garantir não só a eficácia da manutenção, mas também que esteja tudo certo com os requisitos da especificação do trabalho.

    No que consiste a manutenção da pintura industrial?

    A manutenção industrial engloba uma série de inspeções programadas de segurança, operação e bom estado físico dos equipamentos e das instalações ocupadas por uma indústria.

    Em cada uma dessas áreas, os revestimentos para manutenção industrial possuem formulações e benefícios específicos. Assim, as empresas geram economia e prolongam a vida útil da tinta e dos materiais..

    Quanto à seleção de revestimentos e tintas industriais para pintar estruturas, áreas e componentes de máquinas, elas vão depender em maior medida da composição da superfície e das condições ambientais do local .

    Nesse sentido, as tintas industriais são específicas para proteger estruturas e componentes contra corrosão de estruturas de aço e outros metais contra condições ambientais severas. Além disso, proporcionam resistência ao tráfego químico, mecânico e de piso pesado, sinalização de processos e segurança, e, claro, uma boa estética e imagem corporativa.

    Dicas infalíveis para a correta manutenção

    Faça o certo

    O segredo de uma boa pintura industrial é escolher e aplicar soluções de alta qualidade adaptadas às necessidades de cada indústria. 

    Uma das maneiras mais fáceis de garantir uma manutenção da pintura industrial seja livre de problemas é assegurar que ela seja feita corretamente em primeiro lugar. Portanto, certifique-se de sempre utilizar materiais de excelente qualidade e, se necessário, o auxílio de uma empresa especializada em pintura industrial. Eles vão garantir que seu espaço esteja adequado receba a pintura adequadamente, além de orientar todo o processo de compra.

    Embora seja a etapa mais complicada e trabalhosa do processo de pintura, tenha sempre em mente que todos os cuidados nesta etapa resultarão em um melhor desempenho dos produtos aplicados.

    Repare os danos rapidamente

    O recomendável é sempre reparar qualquer dano nas superfícies pintadas o mais rápido possível. Dessa forma, evita-se a necessidade de uma pintura completamente nova. 

    Além disso, sempre guarde um pouco de tinta do projeto inicial para retoques. Assim você não corre o risco de precisar fazer uma nova pintura do zero caso a cor escolhida saia de linha, por exemplo.

    Limpezas com lavagem a jato ou de pressão

    Muitos pintores profissionais oferecem um tipo de serviço de limpeza para superfícies pintadas e manchadas, conhecido serviço de jateamento. A saber, os métodos que usam água de pressão muito alta podem ser muito eficientes para alcançar altos graus de limpeza. Lembrando que esses métodos não geram rugosidade,  e sim recuperam o perfil pré-existente na superfície.

    Precisando de produtos para pintura industrial?

    Aqui na Bela Tintas tem! São diversas opções para as mais variadas superfícies. E o melhor: ajuda especializada para orientar a escolha dos melhores produtos. Fale conosco e peça um orçamento. Garantimos agilidade e excelência em todas as etapas do atendimento. Vamos conversar?

    Share Button