• Entenda para o que serve o thinner
    Nov
    9
    2021
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Entenda para o que serve o thinner

    Share Button

    Quem trabalha com tintas, máquinas, ferramentas ou motores sabe bem que a utilização de solventes é indispensável. Existem vários disponíveis no mercado atual, e o thinner é um deles. Ainda que muita gente pense que o thinner serve apenas para diluir tintas e vernizes, sua função vai além. Ele serve também para realizar a limpeza do material utilizado no serviço.

    Você pode pensar que todos os diluentes são iguais, mas a escolha correta terá impacto direto na facilidade de aplicação do revestimento e, portanto, no tempo necessário para fazê-lo, além da qualidade resultante no final do revestimento. 

    Os tipos de thinner

    Antes de tudo, é preciso dizer que existem diferentes tipos de thinner. Confira a seguir alguns deles.

    • Multiuso: use para diluição de esmaltes sintéticos, primers e limpeza em geral;
    • Nitro: utilizado para diluição de lacas, primers, vernizes e seladoras à base de nitrocelulose;
    • Acrílico: perfeito para diluição de tintas acrílicas. Tem alta resistência à umidade e ao branqueamento;
    • PU: ideal para diluição de tintas poliuretano e poliéster;
    • Solvente: use-o para diluição de tintas a óleo e esmaltes sintéticos e limpeza em geral.

    Os diferentes usos ou aplicações do thinner

    Desengordurante e limpeza

    Uma das funções do thinner é limpar as ferramentas utilizadas e remover manchas de graxa ou óleo do local de trabalho e até mesmo da pele ou roupas quando sujas com produtos à base de solventes.

    Diluir e ajustar a viscosidade de tintas e vernizes

    Na utilização de tintas e vernizes, se o produto tiver a consistência adequada, facilita o trabalho de aplicação para obter o acabamento desejado. Mas lembre-se: o thinner como diluente é indicado para tintas que ofereçam secagem rápida 

    Produtos que contêm solventes em sua formulação tendem a evaporar facilmente, o que pode alterar a viscosidade do produto. Portanto, se você vai trabalhar com produtos à base de solvente, será quase essencial ter um thinner que permita ajustar a consistência.

    Remover tintas, lacas ou vernizes previamente aplicados

    Para trabalhos de reparação ou renovação a fim de obter um bom trabalho, se a tinta estiver muito deteriorada é necessário retirá-la. É um trabalho que pode ser difícil se não for utilizado o material correto.

    Precisa de thinner? Na Bela Tintas tem!

    Quando seu projeto requer um diluente como o thinner, faça a escolha certa para obter os melhores resultados. Portanto, acesse o nosso site e garanta agora os seus produtos. Nas compras acima de R$ 250,00 o frete é grátis. Além disso, se você morar nas regiões atendidas, pode receber o pedido no mesmo dia graças à entrega full. Aproveite! Estamos te esperando.

    Share Button