• Descubra as diferenças entre tinta poliéster e PU
    Jan
    14
    2022
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Descubra as diferenças entre tinta poliéster e PU

    Share Button

    Existem dezenas de tintas para carros. Na verdade, são tantas que se você pesquisar, descobrirá que há mais marcas e tipos do que você pode imaginar. Conhecer diferentes formas de reparar a pintura automóvel danificada oferece à oficina um leque de possibilidades muito diferentes para se poder ajustar ao tipo de dano e às expectativas do cliente.

    Deve-se ter em mente que a pintura que reveste os veículos têm uma função estética marcante. Por isso, quando danificada, a aparência geral do carro piora tende a ficar desvalorizado.

    Por isso, hoje já é possível diferentes combinações. Assim, obtêm-se diferentes tipos de tinta (fundo e acabamento), tendo também uma base química diferente (acrílica ou sintética). Entre as mais comuns estão a tinta poliéster e a tinta PU. Por isso, é normal surgir dúvidas em relação à diferença entre elas. 

    Tinta poliéster vs Tinta PU: qual usar?

    Tinta poliéster

    Essa tinta já vem pronta para o uso, ou seja, não necessita de catalisador (endurecedor). No entanto, precisa de duas camadas, sendo a primeira a da tinta e a segunda a do verniz. Além disso, são necessárias de 2 a 3 demãos de verniz para proteger e realçar a cor da tinta. Isso porque sem verniz, a tinta poliéster não tem durabilidade alguma. Outro ponto importante a se considerar, é que a tinta é bastante fina, sendo difícil esconder pequenos defeitos de lixamento. Porém oferece muito mais opções de cores. 

    Tinta PU

    Podemos dizer que a PU é um verniz pigmentado. Não vem pronta para o uso, sendo necessário a utilização de catalisador (endurecedor) para secar a tinta. É uma tinta lisa, ou seja, ocorre uma limitação das cores. Não existe a cor prata disponível em tinta PU, por exemplo. Apenas cores sólidas como vermelho, preto, verde etc. Por ser camada única, já é um tinta de acabamento, sendo desnecessária a aplicação de verniz. A grande vantagem é que nunca perder o brilho. Além disso, a PU esconde pequenos defeitos que a poliéster deixa transparecer. 

    Ainda em dúvida?

    Independentemente da escolha, é preciso lixar com uma lixa 600 até que a peça fique totalmente fosca antes da aplicação da tinta. Em carros mais antigos, a mais comum é a tinta PU. Já nos mais modernos, a poliéster. Quanto à durabilidade, o componente que vai determinar isso é o “teor sólido”. Por isso, é importante prestar atenção a essa informação na hora da compra.

    Aqui na Na Bela Tintas você encontra esses e mais outros tipos de tintas automotivas. Acesse agora o nosso site e confira todas as opções. Para tirar dúvidas, entre em contato com os nossos especialistas. Estamos prontos para ajudá-lo!

    Share Button