• Como escolher o verniz certo para sua madeira
    Fev
    20
    2018
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Como escolher o verniz certo para sua madeira

    Share Button

    Quando se fala em pintura de madeira, escolher o verniz certo é fundamental. Afinal, é preciso um produto que ofereça proteção e resistência. Antes de tudo, não chega a ser novidade que a madeira é um material super versátil e pode ser encontrada em quase todos os ambientes: portas, janelas, pisos, deck de piscina, tacos, corrimão, móveis entre tantas outras. Portanto, para determinar o tipo de verniz é necessário levar em consideração o ambiente e a função da madeira.

    Conhecendo melhor os tipos de verniz

    Para você ficar por dentro do assunto, precisa saber que o verniz possui três diferentes tipos de acabamento. Assim sendo, o fosco (sem brilho/opaco) é ideal para um efeito natural, preservando o aspecto da madeira. Já o brilhante proporciona um acabamento requintado, perfeito para destacar os veios da madeira. E, por fim, o acetinado (brilho sútil) proporciona um acabamento discreto e elegante.

    Veja também: Passo a passo como pintar portão de aço e ferro

    A maioria dos vernizes possuem duas opções, a base de água e a base de solvente. A diferença principal está no baixo odor e no tempo de secagem, mais rápida na versão a base de água. Desse modo, caso opte pelo solvente, saiba que o cheiro é mais forte e um tempo de espera é um pouco maior.

    E na hora da repintura? Madeira pintada anteriormente com base solvente aceita verniz com a base de água? Sim, aceita. Porém, dois cuidados são necessários nesse caso. Primeiramente, garanta que o verniz antigo está completamente seco e “curado” – tempo necessário para o solvente evaporar. Em seguida, capriche no lixamento, o passo mais importante para o sucesso da pintura.

    Olha como o piso fica bonito!

    Hora de escolher o produto ideal para pintar a madeira

    Sparlack Extra Marítimo

    Ideal para pinturas externas e internas de portas, janelas, batentes e forros de madeira. É um verniz de baixo custo com durabilidade de até 2 anos.

    Sparlack Triplo Filtro Solar

    Indicado para portas, portões e janelas de ambientes externos e internos. Possui alta resistência aos efeitos do sol e chuva e ainda conta com proteção extra que rende durabilidade de até 3 anos.

    Sparlack Neutrex

    Se você deseja um acabamento super brilhante o indicado é o Neutrex. Esse verniz proporciona uma camada de alta resistência a riscos. Além disso, também pode ser utilizado como impermeabilizante em paredes de alvenaria, reboco e concreto. Durabilidade de até 3 anos.

    Sparlack Solgard

    Um verniz premium com durabilidade de até 5 anos. Possui tecnologia avançada que permite alta elasticidade (não trinca) acompanhando os movimentos naturais da madeira. Para uso interno e externo, com tripla proteção contra a ação dos raios solares. Por isso, use em portas, portões, janelas e decks.

    Sparlack Cetol Deck

    Diferente dos vernizes tradicionais, o Cetol impregna na madeira, formando uma película flexível que não trica ou descasca. Sendo assim, dispensa o uso de fundo e selador. Com altíssima durabilidade de até 6 anos, protege contra a ação dos raios solares, chuvas e tráfego de pessoas. Perfeito para decks, varandas e móveis de jardim.

    O Cetol Deck ainda possui uma versão antiderrapante ideal para áreas de grande fluxo. Uma particularidade desse verniz é que ele só pode ser aplicado em pintura nova ou em caso de repintura, desde que o verniz anterior também tenha sido Cetol.

    Anote a nossa dica extra

    Se a madeira for receber a sua primeira pintura, é indispensável o uso de fundo, polisten ou seladora. Esses produtos garantem a impermeabilização da madeira e eliminam a porosidade. Como resultado, você tem o rendimento ideal do verniz.

    Existe também o Stain Plus Base Água, um impregnante que atua como dois em um: fundo e acabamento discreto. Com três anos de durabilidade, o Staint possui resistência a chuva. Dessa forma, se chover após 30 minutos da aplicação, ele não escorre ou mancha a madeira.

    O deck fica perfeito para aquela foto do instagram!

    Agora é só comprar o verniz certo para sua madeira

    E aí, gostaram das dicas? Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e promoções. Lembrando que trabalhamos com toda linha sparlack disponível no nosso site ou em uma de nossas unidades.

    Até a próxima!

    Share Button