• Quer pintar azulejos? Confira as nossas dicas
    Jul
    5
    2021
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Quer pintar azulejos? Confira as nossas dicas

    Share Button

    Se procura uma forma simples e econômica de renovar o banheiro ou cozinha, que tal pintar os azulejos? Não é necessário fazer uma obra e, em muitos casos, com uma boa camada de tinta, você pode modificar totalmente o aspecto desses cômodos. 

    Mas você pode estar se perguntando, como deve ser a limpeza? Que tipo de tinta escolher para pintar azulejos? Não se preocupe. confira o passo a passo que preparamos para ajudá-lo. 

    Aprenda a pintar azulejos em 7 passos

    Passo 1 – avaliação

    A primeira coisa que você deve fazer é observar o estado dos azulejos. Sendo assim, verifique se nenhum deles está solto, estufado ou rachado. Além disso, observe também se não há nenhum vazamento na cozinha ou no banheiro.

    Passo 2 – limpeza

    Antes de pintar, é necessário que os azulejos estejam limpos. Dessa forma, recomendamos o uso de água, detergente neutro, esponja e um desengordurante. Para limpar os rejuntes, você pode utilizar uma escova de dentes antiga.

    Passo 3 – reparos

    Após a pintura, qualquer imperfeição ficará mais perceptível. Portanto, para pequenos reparos, utilize um pouco de massa acrílica. Quando ela estiver seca, utilize uma lixa de alvenaria para fazer o acabamento e remova o pó com um pano seco.

    Passo 4 – proteção

    Proteja toda a área que você não queira pintar e lembre-se de utilizar os EPIs indispensáveis para pinturas. Assim, confira todos os detalhes e demais dicas no nosso texto “Aprenda a preparar o cômodo antes de pintar”.

    Passo 5 – escolhendo a tinta

    Para pintar azulejos, existem duas opções: uma tinta específica, também conhecida como PU, ou a tinta epóxi. De fato, ambas são resistentes à umidade e podem ser aplicadas diretamente sobre a superfície dos azulejos. Além disso, a variedade de cores da tinta epóxi para azulejo é grande, podendo ser encontrada nos acabamentos acetinado, fosco e brilhante. 

    Passo 6 – aplicação

    Passe uma primeira demão com um rolo de lã de carneiro. Para pintar os rejuntes, utiliza um pincel. Leia bem as instruções do fabricante. Assim você pode respeitar a quantidade de tinta necessária,os tempos de secagem entre as diferentes camadas e o tempo de secagem final, e conseguir o acabamento perfeito. E lembre-se de sempre manter o ambiente ventilado.

    Passo 7 – manutenção

    Os produtos de limpeza abrasivos não são os mais adequados para a limpeza, pois podem estragar a cor do esmalte. A melhor opção é sempre água com sabão ou demais produtos de limpeza específicos .

    Encontre aqui as tintas para pintar azulejo

    O Esmalte Suvinil Multissuperfícies é um epóxi à base de água ideal para esse tipo de superfície. Dessa maneira, a tinta seca ao toque em apenas 30 minutos e protege a parede do mofo.

    Outras opções são o Renova Azulejos & Muito Mais Brilhante, da Coral e o Coral Wandepoxy Base Água. Em suma, ambas são fáceis de aplicar e possuem proteção antimofo. Portanto, após aplicada, formam uma película de alta durabilidade, fácil de limpar, repelente a água. Possuem ótima resistência a riscos e à abrasão, além de excelente aderência.

    Fale agora com a gente pelo WhatsApp e tire as suas dúvidas. Aproveite para fazer o seu pedido de um jeito rápido e prático. A saber, nas compras acima de R$ 250, o frete é grátis e você pode receber o seu material no mesmo dia com o nossa entrega full. Aproveite! 

    Share Button