• Passo a passo para preparar a tinta automotiva
    Out
    8
    2021
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Passo a passo para preparar a tinta automotiva

    Share Button

    A pintura automotiva não é feita da mesma forma que a tinta doméstica, e certas etapas são necessárias para garantir que a tinta seja misturada corretamente. Dominar a preparação das tintas nos processos de repintura da carroceria é um aspecto fundamental, pois permite ao profissional reduzir o tempo e o consumo do produto durante o reparo. Dessa forma, se evita o retrabalho e se garante o resultado assertivo.

    Uma pintura de baixa qualidade geralmente está relacionada a um preparo incorreto ou a um processo de aplicação ruim. Principalmente  em decorrência de uma má preparação da mistura da tinta automotiva, em especial quando se trata de tintas de 2 componentes. A correta preparação permite que ela se espalhe uniformemente e flua melhor da pistola de pintura. 

    Primeiros passos

    A escolha correta da tonalidade da peça, assim como a correta mistura de tinta, é fundamental antes de começar a trabalhar com o processo de pintura da peça do veículo. Depois de selecionar a cor, coloque o equipamento de proteção individual. Óculos, máscara e luvas são itens necessários para se proteger dos produtos químicos. Além disso, é aconselhável comprar um balde de mistura com marcas de medição que permitam determinar a quantidade correta de tinta ou redutor que você precisa colocar.

    Preparando a tinta automotiva

    Para saber que proporção de tinta, acelerador e diluente usar, você deve seguir as instruções do fabricante da tinta. Cada marca de tinta tem suas proporções.

    • Tintas metálicas: são misturadas na proporção de 2:1 (2 partes de tinta: 1 parte thinner);
    • Tintas à base de água: são misturadas com um aditivo de 10%. Vale enfatizar que este aditivo também precisa ser à base de água;
    • Tintas acrílicas de 2 partes: use uma combinação de endurecedores e diluentes para obter a viscosidade certa. No geral, a proporção de cor para endurecedor é 2:1 com uma adição de 10% de solvente.

    Cuidados necessários

    É extremamente importante seguir todas as etapas de preparação da pintura do carro corretamente. Portanto, se a superfície do veículo estiver suja, com poeira ou partes amassadas, o resultado pode não sair como o esperado. Algumas boas regras básicas são pulverizar levemente em vez de pesadamente, corrigir qualquer gotejamento ou erro durante o processo e não tenha pressa. Assim sendo, dedicar seu tempo ao preparar seu carro para uma pintura e pintá-lo produzirá resultados muito melhores.

    Seguindo essas etapas, você estará pronto para realizar um trabalho de pintura mais profissional. Além disso, garante a segurança durante a execução e evitar alguns problemas potenciais com o acabamento da pintura. E agora que seu veículo está todo preparado, é hora de pintar! Visite a Bela Tintas para ver nossos materiais de pintura, dicas de tinta automotiva e acessórios.

    Fonte: https://www.carrodegaragem.com/como-diluir-tinta-automotiva-passo-passo/

    Share Button