• Quer acertar na pintura? Escolha a lixa certa
    Out
    25
    2021
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Quer acertar na pintura? Escolha a lixa certa

    Share Button

    A imagem que vem à mente ao se falar de lixa certa é a do lixamento de madeira, mas essa etapa não se limita somente a isso. Lixar é uma etapa crucial para obter o efeito desejado em uma infinidade de trabalhos nos quais é necessário eliminar as asperezas, polir, nivelar, corrigir e uniformizar superfícies novas ou em processo de repintura. O uso também abrange metais e muitos trabalhos de alvenaria e pintura. 

    Não há como negar que o lixamento manual requer mais tempo e paciência, mas garante um excelente resultado. Sendo assim, é uma tarefa fundamental em qualquer trabalho de acabamento. Embora vários tipos de lixa possam parecer semelhantes entre si, elas geralmente são feitas de materiais diferentes. Além disso, contam com uma grande variedade de grãos e, portanto, possuem indicações distintas. 

    Saiba como escolher a lixa certa

    Lixa massa

    Quando uma parede precisa ser lixada, a melhor indicação é a lixa massa. Ela é eficiente na remoção de resíduos de massa, tintas e vernizes, ou seja, materiais de baixa dureza e de fácil remoção. Por nivelar a superfície que vai receber a tinta, ela é utilizada sobre massa corrida ou acrílica, gesso, reboco ou pinturas antigas. Também pode ser utilizada como lixa para alvenaria.

    Lixa ferro

    Como o próprio nome sugere, a indicação aqui é para remover tinta e ferrugem de superfícies metálicas. Possui costado em tecido, o que proporciona resistência e boa pressão durante o trabalho. Também é adequada para remover tinta antiga da parede;

    Lixa d’água

    Para uma cobertura lisa impecável, a lixa d’água é a mais indicada. Principalmente para uso em superfícies que incluem reparação automotiva, PVC e metais, lixamento de primer e construção civil. Graças a sua tecnologia, permite o lixamento a úmido, sem a geração de poeira no ambiente de trabalho.

    ​​O grão da lixa

    O grão é um determinado indicador ou a quantidade de partículas abrasivas por polegada quadrada. Atualmente, pode variar de 12 a 4000. O índice principal do material e a forma da aplicação da camada abrasiva determinam a qual espécie pertence a lixa. Quanto menor for o número da lixa, mais grossa ela será. Portanto, quanto maior o número, mais fina. Uma lógica inversamente proporcional. 

    A dica é sempre começar o lixamento com o número menor de grão (para a parte mais pesada do serviço). Posteriormente, aumente o número do grão para dar o acabamento final. A escolha do número certo de lixa para usar em cada situação, depende do objetivo que você tem para a lixa. Sendo assim, podemos dizer que: 

    • Remoção/desgaste: grão de 36 a 60;
    • Nivelamento/semiacabamento: grão de 60 a 120;
    • Acabamento: grão de 150 a 600.

    Fique atento para a sequência de uso de cada número de lixa. O grão seguinte não pode exceder mais que 50% do grão usado anteriormente. Sendo assim, caso tenha iniciado usando grão 80, a próxima lixa deverá ter 50% a mais de 80, ou seja, 120. 

    Compre a lixa certa na Bela Tintas

    Seja nas nossas lojas, seja no site, você encontra a lixa mais adequada para o seu trabalho. Confira agora mesmo as que estão disponíveis e faça o seu pedido. Nas compras acima de R$ 250 tem frete grátis. Além disso, você pode receber o material no mesmo dia com a nossa entrega full. Aproveite!

    Share Button