• Descubra a diferença entre os rolos de pintura
    Ago
    24
    2021
    POSTADO POR Bela_Tintas

    Descubra a diferença entre os rolos de pintura

    Share Button

    Os rolos de pintura são acessórios essenciais para pintar superfícies com economia de tempo. Há uma variedade deles no mercado e cada tipo de projeto pode precisar de um em específico. Portanto, escolher o rolo certo para cada aplicação é a chave para um resultado ideal. Além disso, é importante levar em consideração alguns aspectos básicos ao selecionar o rolo de pintura. E isso dependerá dos espaços que você deseja pintar ou cobrir, sejam eles grandes ou pequenas superfícies. Com este pequeno guia tentaremos esclarecer as dúvidas que costumam surgir na hora de comprar o rolo perfeito para cada tarefa.

    Tipos de rolos de pintura e suas aplicações

    Rolos de lã natural

    Esses rolos são feitos totalmente com lã de carneiros. É indicado para o uso de tintas à base de água (PVA, látex ou acrílica). Nesta categoria, existem opções para cobrir superfícies rugosas, semirrugosas ou com texturas. A saber, quanto maior for a rugosidade ou saliência da superfície, maior deve ser a altura do pelo do rolo de lã utilizado

    Rolos de lã mista

    Esse tipo de rolo de pintura também é ideal para a aplicação de tintas à base de água, látex PVA e acrílica. É perfeito para cobrir superfícies rugosas, semirrugosas e com texturas suaves. Entretanto, a diferença é que o rolo de lã mista é feito com 50% de fibra de poliéster e 50% de lã de carneiro, fixadas ao tubo por meio da termofusão. 

    Rolo de lã especial

    Esse tipo de rolo de pintura é completo. Sendo assim, pode ser usado com tintas à base de água (látex PVA e acrílicas) e nos esmaltes sintéticos, vernizes, zarcão e óleo, por exemplo. É feito com manta de lã artificial de fibra de poliéster, igualmente fixada ao tubo por termofusão.

    Rolo de espuma ou poliéster

    Ao contrário dos rolos de lã, os rolos de espuma poliéster são específicos para superfícies lisas e aplicação de  tinta acrílica ou sintética. Em síntese, tem uma densidade maior e uma estrutura celular mais fina. Por reter mais tinta, proporciona um melhor alastramento e acabamento com qualquer tipo de tinta acrílica ou sintética. Recomenda-se o rolo de pintura apenas de poliéster para tintas à base de água. Quer dar um efeito em textura? Então escolha os rolos de espuma rígida ou de borracha.

    E na hora de escolher a altura do pelo?

    Lembre-se que a escolha entre rolo de pelo alto ou baixo dependerá do tipo de superfície. Na embalagem de cada um existe a indicação específica de uso. Dessa maneira ela possui relação com a tinta e a superfície a ser pintada. No entanto, é importante saber algumas indicações básicas, que são;

    Se for uma parede lisa, é aconselhável usar um rolo de pelo baixo. Eles são mais leves, versáteis e quase não deixam a tinta respingar, o que garante maior economia e organização durante o trabalho Pelo contrário, se for uma superfície rugosa, recomenda-se a de pelo alto. Os acima de 16mm permitem que o rolo retenha mais tinta, o que garante maior rendimento. 

    Em suma:

    • Rolos de pelo baixo (5mm à 12mm ): indicados para superfícies lisas.

    • Rolos de pelo médio (19mm à 22mm ): ideais  para superfícies semi- rugosas ou levemente texturadas.

    • Rolos de pelo alto (25mm ): ótimos para superfícies rugosas ou texturadas.

    Precisa de rolos de pintura?

    Aqui na Bela Tintas você encontra ótimos rolos de pintura e demais acessórios para renovar os ambientes. Além disso, temos o kit econômico da Tigre com Rolo Antirrespingo. Consulte todas as nossas opções e faça agora mesmo o seu pedido. Estamos esperando!

    Share Button