Pintura de móveis: renove seu espaço sem gastar muito
Nem sempre é preciso reformar a casa toda para repaginar o ambiente. A pintura de móveis é uma forma interessante e econômica de dar uma nova cara aos espaços. Trata-se de um truque simples mas que fará toda a diferença nos imóveis. A Bela Tintas separou dicas valiosas para que você possa fazer isso em casa.
Passos essenciais para fazer a pintura de móveis
Fazer a pintura de móveis pode ser um processo relativamente simples se você tomar os cuidados necessários. Sendo assim, confira, abaixo, um passo a passo para se nortear nesta tarefa.
Avalie o material do móvel e separe as ferramentas
Há móveis dos mais variados materiais, como madeira, metal, plástico, entre outros. Desta forma, é preciso ficar atento para escolher o tipo de tinta ideal para cada material. Para pintar móveis de madeira, são geralmente utilizadas laca nitrocelulose, verniz, laca poliuretano e esmalte sintético, que proporcionam mais durabilidade ao móvel.
Além da tinta, você precisará de outras ferramentas para a pintura e acabamento, como: rolo de espuma, pincel de cerdas macias, massa para reparo em madeira, lixa para madeira número 100 e 180, lixa de granulação mais fina (para acabamento), papelão ou jornal para cobrir o chão.
Prepare o móvel para a pintura
Antes de partir para a pintura de móveis, os mesmos precisam passar por uma preparação para receber a tinta. Comece desmontando as peças e retirando as gavetas, caso necessário. Isso é muito importante para evitar que elas grudem e fiquem difíceis de abrir.
Faça uma limpeza caprichada das superfícies, pois as sujidades impactam na qualidade e estética final da peça, além de impedir a absorção do pigmento. Feita a limpeza, corrija imperfeições com a massa para reparo de madeira, que funcionam como uma massa corrida.
Depois de desmontados, higienizados e corrigidos, é a hora de lixar os móveis de madeira para retirar a pintura anterior. Eles devem estar com a aparência fosca para receber a nova tinta. Depois, limpe as peças novamente com álcool para tirar todo o pó.
Respeite o tempo de secagem entre as demãos
Depois de seguir todas estas etapas da preparação, o móvel finalmente estará pronto para receber a pintura. Para isso, é importante respeitar as indicações dos fabricantes de cada produto, como diluição, tempo de secagem e número de mãos necessário para garantir que a tinta desempenhe o seu papel.
Além disso, o tempo de secagem entre uma demão e outra é primordial para garantir a qualidade final da peça. O enrugamento da pintura, por exemplo, é uma das consequências da aplicação de uma camada de tinta sobre outra não seca. Portanto, para evitar o retrabalho, sempre espere secar uma camada para prosseguir para a próxima etapa.
Finalize e aguarde o móvel secar
Depois de aplicar a quantidade de demãos necessárias para chegar ao visual esperado, você pode finalizar a pintura de móveis com a aplicação de um verniz. Apesar de não ser obrigatório, ele proporciona brilho e protege a pintura, o que, consequentemente, aumentará a durabilidade das peças.
Assim como é preciso esperar o tempo de secagem entre as demãos, o mesmo deve acontecer ao finalizar o trabalho. Evite ficar pegando nos móveis e os trocando de lugar neste meio tempo. O período total para a secagem pode levar mais de 24 horas, então tenha paciência. No final, seu móvel estará totalmente repaginado, dando uma cara nova ao ambiente.
Conte com a Bela Tintas
Se estiver pensando em reformar a casa ou os móveis, a Bela Tintas é o local ideal para comprar as tintas do seu projeto. Trabalhamos com linha residencial completa, com as melhores marcas do mercado. Certamente, você achará a coloração perfeita para os ambientes. Além disso, aqui você encontrará todos os acessórios e ferramentas para pintura, como pincéis, rolos etc. Faça o pedido pelo próprio site. Entregamos para todo o Brasil.